Você acabou de investir naquela peça que sempre sonhou, ou mesmo recebeu um relógio de herança. É natural que você queira preservá-la por longos anos ou mesmo passar para os seus herdeiros. Um relógio de qualidade pode durar por muitos anos, mas para isso é preciso cuidar bem dele.
Sim, eles são peças resistentes, mas, um simples descuido pode resultar em danos irreparáveis. Para ajudá-lo a preservar o seu relógio, consultamos o especialista da Royale Watches e selecionamos 5 dicas importantes:
1. Limpeza
A limpeza do seu relógio é fundamental para mantê-lo em bom estado. Claro, cada material e fabricante possui cuidados e especificações na hora do cuidado e tudo isso vem descrito sempre no manual da peça (mais um motivo para comprar somente peças originais); mas em sua maioria um pano macio e seco para remover a sujeira e marcas de dedos do vidro e da caixa é o indicado. Se o relógio estiver muito sujo, evite produtos químicos ou abrasivos, que podem danificar o acabamento do relógio; é possível usar uma solução de água e sabão neutro para limpá-lo, mas não é o que recomendamos; para essas situações leve a um ateliê de precisão e manutenção.
2. Armazenamento
Quando não estiver usando o seu relógio, guarde-o em um lugar seguro e seco, longe de umidade, poeira e luz solar direta. Aqui na Royale temos estojos específicos para relógios, seja para armazenamento ou trajetos. Use-o para proteger o seu relógio da exposição a elementos nocivos. Se o seu relógio possui uma pulseira de couro, evite mantê-lo guardado por muito tempo, pois a umidade pode danificar o material.
3. Serviço
Os relógios de qualidade são feitos para durar, mas eventualmente eles precisam de manutenção, e essa provavelmente é a dica mais importante (e negligenciada) para quem possui relógios suíços. Recomenda-se que você leve o seu relógio para revisão a cada dois ou três anos, para garantir que ele esteja funcionando corretamente, mas claro, isso também varia de modelo para modelo e também conforme o fabricante. O relojoeiro pode trocar a bateria, lubrificar as partes móveis e verificar se há danos ou desgaste no mecanismo.
4. Evite choques e quedas
Apesar de alguns relógios já possuírem proteção contra uma série de aparelhos e magnetismo, é bom evitar usar o seu relógio durante algumas atividades esportivas ou outras atividades que possam resultar em choques ou quedas. Um impacto forte pode danificar as peças do relógio ou até mesmo quebrar o vidro e vamos lá, é sempre melhor prevenir do que remediar.
5. Guarde a documentação da sua peça e seus certificados
Relógios suíços valem muito, e se quiser vendê-los pode valer ainda mais, porém, é necessário comprovar a sua origem. Peças sem certificado podem perder até 60% do valor, já imaginou? Nem eu, nem você, quer que isso aconteça. Então vamos fazer um acordo tácito: você só compra relógios com certificado, e nós só vendemos peças originais. Deixar o mercado de relógios mais seguro só depende de nós.
Seguindo essas dicas simples, você pode garantir que o seu relógio permaneça em bom estado por muitos anos. E lembre-se, se você notar qualquer problema com o seu relógio, leve-o a um relojoeiro de confiança para uma revisão mais detalhada. Aqui na Royale também.