Quem procura por relógios de luxo ou produtos de alta relojoaria, precisa saber como diferenciar um relógio original de uma réplica. Não são raros os casos de pessoas enganadas que acabam caindo na falácia de “promoções” que mascaram relógios falsificados e de qualidade inferior. Eles podem até ter semelhanças no design e na forma como se apresentam, mas há caminhos para discernir um relógio original de uma réplica. Aqui estão alguns tópicos a considerar quando for escolher o seu.
Preço
Quando o assunto é alta relojoaria, os relógios originais carregam um valor agregado muito alto e que reflete no seu valor de compra final. Por isso, sempre duvide de peças icônicas ou de grandes marcas com preços muito em conta, ou com descontos injustificáveis.
Peças de luxo possuem materiais de alto valor, muita tecnologia, micro engenharias complicadas e podem ser consideradas investimentos já que se valorizam com o tempo. Tudo isso contribui para que relógios de alta relojoaria tenham preços mais altos que os do mercado popular.
Qualidade dos materiais usados na fabricação do relógio
Ainda no fator da produção, um relógio original geralmente tem uma construção e acabamento bem mais fino e de melhor qualidade. Em relógios de metal é comum o uso de metais preciosos como ouro amarelo, ouro branco, platina, titânio. Nesses casos, o peso das peças pode ser uma forma de você identificar uma réplica. Em outros casos como relógios de cerâmica ou aço inoxidável fique atento ao acabamento final e polimento. Peças originais apresentam uma resistência maior a risco e arranhões. Relógios falsificados são mais frágeis, e não tem um acabamento de qualidade premium. Isso inclui a correia e a pulseira.
Pulseiras ergonômicas, fechos de metais preciosos, encaixes precisos e seguros são formas de você reconhecer um relógio original.
Precisão das peças e mecanismos internos
A engenharia embutida nas peças de alto luxo já foi um fator mencionado em outros textos. Ao se deparar com um relógio, é importante considerar a precisão das peças e mecanismos internos para determinar se é um relógio original ou uma réplica. Muitas réplicas de relógio são feitas com peças de baixa qualidade, encaixes feitos em série e não funcionam tão precisamente quanto um relógio original, construído com cuidados manuais e movimentos milimétricos.
Essa é uma diferença significativa e que pode ser observada com o relógio em funcionamento. Sobretudo em casos de relógios com submostradores ou cronógrafos.
Design
Detalhes de design específicos que podem ser encontrados em um modelo original, mas não uma réplica; os detalhes em um relógio original tendem a ser mais precisos e bem-executados do que em uma réplica; Um exemplo disso é a fonte utilizada para gravar o nome da marca, seja no mostrador, na caixa, no fecho ou em outra parte do relógio. Os ponteiros também possuem formatos específicos que complementam o seu design, como é o caso do formato de “folha” do Montblanc Star Date, ou o formato de “lança” com o corpo mais quadrado como no Bvlgari Carbongold, ou mesmo o formato de seta do Omega Seamaster.
Garantia/suporte técnico
Normalmente, somente os fabricantes dos relógios de luxo, ou vendedores de artigos de alta relojoaria oferecem garantia das peças, bem como apresentam caixa e certificado de autenticidade. Na Royale Watches isso é um cuidado em especial para todas as peças do nosso acervo.
Depois de analisar os critérios acima, podemos concluir que é possível diferenciar um relógio original de uma réplica de várias maneiras. Ao pesquisar por um relógio suíço busque um consultor especializado e referência no setor de Alta relojoaria como a Royale Watches.