Erros comuns de novatos na alta relojoaria

Uma das coisas que sempre intriga a todos na alta relojoaria é o seu aspecto “seletivo” e “exclusivo”, como um clube para poucos. Até recentemente, era praticamente impossível para um leigo obter qualquer tipo de informação sobre os verdadeiros bastidores da indústria ou mesmo aprender de fato sobre os produtos mais finos disponíveis.

Essa é uma realidade que está mudando muito rapidamente, mas ainda assim, há muitos que cometem erros básicos quando ingressam nesta área fascinante do mundo dos relógios. Neste blog post vamos destacar os principais erros cometidos pelos novatos e tenho certeza que irá servir de orientação para aqueles que estão considerando seguir neste caminho.

Mais do que um calibre

Alta relojoaria é um campo extremamente técnico e, como tal, requer atenção aos detalhes. Definir um “bom relógio” apenas pelo seu movimento é um erro comum. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. Na realidade, existem muitos outros fatores que determinam a qualidade de um relógio, como o material usado e a precisão do mecanismo, mesmo o acabamento da peça.

Um relógio caro não lhe confere autoridade

Os relógios de alta qualidade são muito desejados e representam um grande investimento. Porém, a aquisição de um relógio caro não lhe confere automaticamente autoridade sobre o assunto. Julgar as peças somente pelo valor ou não considerar as sutilezas presentes em cada peça é uma atitude ingênua e insegura.

Confundir calendários

Há muito os calendários são elementos importantes de um relógio. Mas existem vários tipos de calendários e mecanismos que acredite, fazem toda a diferença, e confundir isso pode ser embaraçoso. Enquanto um calendário anual exige apenas um ajuste no mês de fevereiro, um relógio com calendário simples exige avanços em fevereiro, abril, junho, setembro e novembro.

Usar páginas e fã-clubes como única referência

Diversificar suas fontes de informação é importante para tudo, não apenas para relógios. Muitas vezes, as páginas e fã-clubes especializados em relojoaria podem estar voltados para um público mais especializado, ou até mesmo estarem prestando algum apoio a uma determinada marca ou evento, privilegiando alguma informação ou dando mais destaque a algo que na realidade pode ser mais comum do que se imagina.

Pular a fase do OMEGA Speedmaster

O modelo é sim um dos mais históricos no nicho da alta relojoaria. Isso não significa, no entanto, que você precise mantê-lo em sua coleção. Apesar disso, possuir um OMEGA Speedmaster é mais do que comprar um relógio, é vivenciar uma experiência; uma etapa riquíssima para quem quer ganhar mais conhecimento no assunto.

Não deixe de comentar nas redes da Royale Watches: comentamos os pontos que você esperava? Quais outros tópicos você gostaria de ver na lista de “Erros comuns de novatos na alta relojoaria”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress