Um relógio é composto por quantas partes?

Os relógios suíços são peças sempre históricas e enigmáticas. Seja por suas complicações ou por suas funções que são consideradas muitas vezes milagres da micro-engenharia. Mas, na realidade, quantas partes compõem um relógio de alta relojoaria?

Esta não é a primeira vez que este questionamento vem à tona. Aliás, há muito tempo os componentes que integram os relógios de luxo instigam mestres em todo o mundo e até incitam disputas acirradas. Patek Philippe, um dos nomes de maior peso no universo relojoeiro que o diga. As complicações e funções que os mestre da casa Patek conseguiam introduzir num relógio de pulso eram realmente impressionantes, sempre batendo recordes.

O modelo Calibre 89, relógio que celebra os 150 anos da marca, é considerado o relógio mais complicado do mundo e possui “apenas” 1728 partes. Será então que existe limite para os componentes de um relógio?

Vamos partir do básico, entendendo a estrutura, externamente o que se pode contar de componentes são: caixa, cristal, coroa, pulseira, mostrador, bisel (também pode ser chamado de bezel, luneta, moldura ou catraca), ponteiros, subdials, botões, o calibre (ou movimento) o qual vamos esmiuçar mais a frente, e as complicações.

O número de componentes presentes em uma peça vai ser determinado, sobretudo, pelo quão complicado o relógio será. Isto é, quantas complicações e funções este relógio vai ter.

O movimento do relógio também pode apresentar diferentes montagens e variar muito no número de peças. Mas é claro que a intenção deste blog não é formar mestres relojoeiros ou artesãos suíços, e sim despertar o seu interesse por este universo incrível e lhe dar os conhecimentos necessários para que você possa se aventurar com segurança pela relojoaria suíça. Pensando nisso, vamos explorar quais são as partes mais básicas presentes em um movimento.

São elas: mola principal, balanço, aspiral, escape, trem de rodagem, haste de enrolamento (ou peso oscilante, trem de engrenagem e o mecanismo interno, chamado de movimento.

Um relógio mecânico tem em média 130 componentes.

Quer descobrir mais sobre este fascinante universo? Entre em contato com a Royale Watches e saiba mais sobre nossos serviços.

1 thoughts on “Um relógio é composto por quantas partes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress